quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Amigo aos pedaços - Picasso

Artista: Pablo Picasso - Período: 1881 a 1973
Movimento: Cubismo
Técnica: Desenho - Nível da criança: **
Tempo de Preparação: 0



PICASSO
Pablo Picasso é um dos artistas mais famosos de todos os tempos e está inserido num movimento artístico que se chama Cubismo. Picasso cresceu em Espanha e mais tarde, estudou e viveu em Paris. Já em criança, demonstrava um talento artístico incrível e era considerado uma criança prodígio. Com 19 anos já era um artista profissional. Quando se mudou para Paris, Picasso levava uma vida simples e pobre. Os seus quadros, nesta altura, mostravam tristeza em relação à pobreza daqueles que habitavam à sua volta. Este período foi chamado de Fase Azul. Posteriormente, Picasso começou a realizar um tipo de pintura mais feliz, mostrando palhaços e artistas do circo. A esta fase foi chamada a Fase Rosa. Mais tarde começou a pintar quadros que se pareciam mais com quebra-cabeças, com as peças fora de ordem. Às vezes, Picasso também fazia colagens nos seus quadros, com jornais, botões, tecidos e outras coisas.
Picasso e outros cubistas tentaram criar uma nova forma de ver as coisas na arte. Eles desmembravam os objectos ao pintá-los. Picasso tentava mostrar os seus modelos de todos os lados ao mesmo tempo, e não apenas de um único ponto de vista. Ele podia mostrar uma mulher com os olhos voltados para a direita, mas com o nariz voltado para a esquerda. As formas básicas do corpo eram mudadas para formas cúbicas ou quadradas, em várias direcções e ao mesmo tempo. Graças a Picasso e outros cubistas, o cubismo mudou o conceito de arte e abriu caminho para o Surrealismo e a Arte Moderna.

Materiais:
- Cartolina Branca ou papel cavalinho;
- Tintas e pincéis;
- Tesoura;
- Cola.

Descrição:
1 – Aos pares, um é o artista e outro faz de modelo. Este deve sentar-se ou ficar de pé numa área aberta, perto do artista. O artista olha-o e faz uma pintura no papel. Não precisa de ser exactamente como o amigo. Pinte da forma que achar melhor. Deixe secar bem, enquanto o modelo e o artista podem trocar de função.

2 – A pintura pode ser recortada de forma livre ou, poder-se-ão desenhar linhas a giz ou a lápis de cera, e recortar depois. Se optar pelas linhas, marque algumas formas grandes na pintura, como as peças de um puzzle. Quadrados, triângulos e outras formas cubistas funcionam bem, mas têm de ser grandes. Corte sobre as linhas.

3 – Organize os pedaços de pintura por ordem, ou fora dela. Faça experiências, mesmo com as peças de pernas para o ar. Quando achar que encontrou uma figura engraçada, cole todos os pedaços noutra cartolina.


Sem comentários:

Enviar um comentário